BIOLOGIA / 2 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Christiane de almeida
04/05/2020

Gabarito da atividade - aula 2

Boa tarde,

segue abaixo o gabarito sobre o conteúdo Filo Platyhelminthes - aula 2

Questão 1 - São os primeiros animais a apresentar o folheto mesodérmico, sendo, portanto, triblástico. O fato de serem acelomados indica que não apresentam a cavidade geral do corpo, denominada celoma

Questão 2 - letra E

Questão 3 - Se a presença do caramujo Biomphalaria na água dos rios dessa região, sim. Contudo, nos locais em que não há ocorrencia da doença, geralmente não há o caramujo. Assim, não pode ocorrer a disseminação da esquistossomose na população, porque o Schistosoma não tem o hospedeiro intermediário para completar seu ciclo.

Questão 4 - Teníase: contaminação através da ingestão de larvas da Taenia solium ou saginata, presente em carnes suínas ou bovinas malcozidas, a larva aloja - se no intestino delgado e desenvolve - se ficando adulta e realizando a reprodução.

Cisticercose: contaminação através da ingestão de ovos da Taenia solium presentes na água ou alimentos contaminados, a larva se desenvolve em órgãos como cérebro e pulmões, podendo ocasionar diversos problemas.

Questão 5 - A distribuição de nutrientes ocorre por meio de difusão e osmose, e o transporte de nutrientes ocorre de célula a célula.

Questão 6 - letra B

Gabarito da apostila pg: 52 e 53

03 - letra E

04 - As planárias podem se reproduzir assexuadamente pelo processo de laceração. Assim ao serem cortadas, originam outro indivíduo.

Professor

Últimas Publicações

04/05/2020 | BIOLOGIA

Gabarito da atividade - aula 2

04/05/2020 | BIOLOGIA

Gabarito sobre Filo Nematoda

02/03/2020 | BIOLOGIA

Revisão de Biologia

Materias