BIOLOGIA / 1 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Christiane de almeida
04/05/2020

Gabarito da atividade da aula 1 ( Histórico celular)

Olá turma segue abaixo o gabarito da atividade proposta sobre o conteúdo Histórico Celular,  aula 1.

Obs : algumas questões foram retiradas da apostila página 50, então faça a correção na apostila que irei vistar

 

Questão 1 - letra d

Questão 2 - letra c

Questão 3 -  Células procariontes não possuem núcleo, seu material genético está disperso no citoplasma e a única organela presente no citoplasma são os ribossomos; Células eucariontes possuem núcleo celular onde está inserido o material genético, possui os ribossomos no citoplasma além de diversas outras organelas: complexo golgiense, retículo endoplasmático (granuloso e não granuloso), lisossomos, peroxissomos, mitocôndrias, centríolos etc.

Questão 4 - Os seres vivos são formados por unidades morfológicas - as células. As funções vitais ocorrem no interior das células, que constituem unidades funcionais e fisiológicas.

Questão 5 ( apostila) - Sim, porque em 1665, quando Hooke visualizou as células na cortiça, ainda não se tinha  a definição da célula que se tem na atualidade nem sabia de sua presença em todos os seres vivos.

Questão 6 ( apostila) - As células eucarióticas apresentam mais compartimentos membranosos e por isso, devem ser maiores para a realização das atividades metabólicas.

Questão 7 ( apostila) - Isso se deve ao desenvolvimento de novas técnicas de observação e do microscópio eletrônico, que possibilitou maior ampliação das células e visualização de suas organelas.

Questão 8 - letra C

* gabarito das outras questões da página 50

04 - as funções vitais ocorrem no interior da célula, sendo estas as unidades funcionais e fisiológicas dos seres vivos; e as células se formam pela divisão de células preexistentes, determinando assim a reprodução celular.

05 - letra a

06 - letra e. 

 

Professor

Últimas Publicações

03/03/2020 | BIOLOGIA

Revisão de Biologia

29/02/2020 | BIOLOGIA

Conteúdo de prova Biologia

Materias