BIOLOGIA / 1 ª SÉRIE ENSINO MÉDIO Christiane de almeida
04/05/2020

Gabarito da atividade da aula 3 ( apostila página 59 e 60 )

segue abaixo o gabarito das atividades da apostila referente a aula 3 .

Questão 1 - Com o acréscimo de sal, o meio extracelular torna - se hipertônico, e a água sai da célula por osmose. Com a perda de água, as células ficam mais flácidas, fazendo com que a alface e o tomate murchem lentamente.

Questão 2 - No meio hipertônico, o vacúolo permanece sem acúmulo de água. Ao ser colocado em um meio hipotônico, a água entrará por osmose na célula e se acumulará no vacúolo, buscando o equilíbrio osmótico.

Questão 3 - 

a) O sal torna o meio hipertônico, fazendo com que os micro-organismos responsáveis pela putrefação morram por desidratação.

b) Ao ser colocada em meio hipotônico, a célula animal ganha água por osmose e, com isso, sofre o rompimento de sua membrana plasmática.

c) Transporte passivo - as substâncias atravessam a membrana plasmática a favor de um gradiente e a célula não gasta a energia; Já o Transporte ativo -  ocorre quando as substancias atravessam a membrana contra o gradiente de concentração, com consumo de energia.

Questão 4 - 

1 - Fagocitose

2 - Fusão de lisossomos com a vesícula de membrana formada na fagocitose

3 - Exocitose

Questão 5 - as microvilosidades

Questão 6 - 

a) na placa B, pois as células não cessaram sua multiplicação mesmo após o preenchimento de todos os espaços da placa, o que demonstra alterações no glicocalix que impede o reconhecimento celular.

b) O glicocálix atua para que, quando as células de determinado tecido estiverem em contato, as multiplicações celulares sejam inibidas pelo reconhecimento celular.

Professor

Últimas Publicações

03/03/2020 | BIOLOGIA

Revisão de Biologia

29/02/2020 | BIOLOGIA

Conteúdo de prova Biologia

Materias